Lançadas cinco novas cultivares de trigo e uma de triticale

Publicado em 10/07/2018

Os trigos aprovados para Tipo pão foram TBIO Ponteiro e TBIO Duque

Compartilhe:

O setor tritícola passa a contar com cinco novas cultivares de trigo e uma de triticale, apresentadas ao final da 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Trigo e Triticale que aconteceu de 3 a 5 de julho, em Passo Fundo/RS. Os trigos aprovados foram Tipo pão: TBIO Ponteiro e TBIO Duque (da Biotrigo); Tipo melhorador: BRS Atobá (Embrapa); e Tipo pão/melhorador: ORS Agile e ORS Citrino (OR Sementes). A cultivar de triticale é a BRS Surubim (Embrapa).

A partir da tarde de quarta-feira (04/07) e ao longo de quinta-feira (05/07), os mais de 300 participantes estiveram reunidos divididos nas seis subcomissões de pesquisa, onde foram apresentados os trabalhos e feitos encaminhamentos que serão reunidos na publicação “Indicações técnicas para trigo e triticale – safra 2019”. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da 12ª Reunião, Ricardo Lima de Castro, a publicação terá informações técnicas desde a semeadura até a colheita, com dados atualizados sobre quantidade de sementes, adubação, controle de pragas e doenças, manejo de plantas daninhas, entre outros. A previsão é que a publicação esteja disponível para o setor produtivo até o final deste ano.

Na avalição do presidente da Comissão Organizadora, a participação de especialistas que são referência no cenário nacional e internacional foi um dos diferenciais da programação deste ano, apontado perspectivas na resolução de desafios mundiais como o controle de giberela e brusone, germinação na pré-colheita, além de entraves de mercado que passam pela qualidade e liquidez do trigo no Brasil.

“Nos temas da giberela e brusone, os palestrantes de renome internacional, mostraram o que há de mais avançado no desenvolvimento de técnicas de resistência genética e como os pesquisadores brasileiros estão participando destes importantes avanços científicos. Foi muito válido para entidades de pesquisa e universidades para abrir caminhos de parcerias na comunidade científica e ampliar resultados no melhoramento de trigo”, pontua, acrescentando a importância da vinda destes palestrantes compartilhando novos conhecimentos com todos presentes.

A 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Trigo e Triticale realização foi realizada pela Embrapa Trigo, com patrocínio da CORTEVA, COAMO e Biotrigo, e apoio da UPF e CAPES. Detalhes sobre o evento estão no site http://www.reuniaodetrigo2018.com.br.

Fonte: Grupo Cultivar

Receber Bionews

Notícias Relacionadas

Atendimento

Segunda à sexta das 07:30 às 12:00
e das 13:00 às 17:20

Passo Fundo - RS

Estrada do Trigo, 1000
Bairro São José - CEP 99052-160
Caixa Postal 3100

+55 54 3327-2002
biotrigo@biotrigo.com.br

Campo Mourão - PR

Rodovia BR 158, 3741
Avelino Piacentini, KM 8 - CEP 87309-700
Bairro Jardim Batel II

+55 44 3525-6447
regionalnorte@biotrigo.com.br